top of page
Foto do escritortourismoutofthebox

Igreja de Válega

A Igreja de Válega é uma verdadeira obra-prima da arte da pintura do azulejo e, sem sombra de dúvida, uma das mais impressionantes igrejas em Portugal!



Fica em Ovar, no distrito de Aveiro, e é certamente uma das mais belas igrejas do país. Não é a das maiores nem das mais famosas, mas quando a conhecer irá encantar-se, de certeza.

Ao pôr-do-sol, a fachada da igreja de Válega, virada para poente, é particularmente bela, banhada pelos raios de sol. Um verdadeiro templo dourado que brilha com os seus fantásticos azulejos de múltiplas cores.



A História


O padroado da igreja de Válega pertenceu até 1150 a particulares. Desde essa data e até 1288 pertenceu ao Mosteiro de São Pedro de Ferreira após o que, e até 1583, passou a pertencer ao bispo e ao cabido da Sé do Porto.

O templo terá sido fundado primitivamente no lugar do Seixo Branco, e em meados do século XVIII a sua implantação veio a localizar-se onde se encontra actualmente, tendo as obras iniciado em 1746 e duraram mais de um século.


No século XX, entre 1923 e 1958, realizaram-se trabalhos de conservação, em que se destacou a construção do actual tecto de caixotões de madeira exótica. Data desse período ainda, em 1942, a colocação do painel de azulejos figurando a Senhora do Amparo, no topo externo da capela-mor, assinados pelo atelier de Jorge Colaço e executados pela Fábrica Lusitânia, em Lisboa.


Entre 1959 e 1960 teve lugar a campanha patrocinada por António Maria Augusto da Silva, comendador da Ordem de Benemerência, que compreendeu o revestimento por placas de mármore das paredes interiores da capela-mor, do sub-coro e dos lambris gerais, o revestimento na fachada principal nas paredes interiores da nave e na parte superior do arco triunfal, com azulejos polícromos figurados da Fábrica Aleluia, de Aveiro, e os vitrais das janelas assinados por S. Cuadrado, de Madrid.

Finalmente, em 1975 teve lugar o revestimento dos alçados laterais e posterior com azulejos da Fábrica Aleluia, desenhados pelo arquitecto Januário Godinho.




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page