Embora já bastante conhecido, Piódão não deixa de ser um recanto de Portugal que não pode perder.
Situada no Centro do País, pertencente ao concelho de Arganil, na encosta da bonita Serra do Açor, e ao mesmo tempo que nos deixamos encantar pelo aspeto majestoso e puro da paisagem, descobrimos as típicas casas de xisto, com janelas em madeira pintadas de azul, por entre sinuosas e estreitas ruelas, descem graciosamente a encosta da serra, formando um anfiteatro, sendo por muitos apelidada de “aldeia presépio”.
Em Piódão deve ainda visitar a Capela das Almas, a Capela de São Pedro, a Eira comunitária, Fonte dos Algares e a não perder, a Igreja Matriz, que se destaca por ser incrivelmente branca no meio das casas de xisto.
O que visitar?
Aconselhamos a fazer o trilho Piódão – Chãs d’Égua – Foz d’Égua – Piódão.
Este é o melhor trilho para conhecer a região. Com cerca de 10km, passa por 3 belas aldeias da Serra do Açor. Em Piódão vai encontrar várias tabuletas com as indicações das direções e kms para estes locais.
Foz d’Égua é uma aldeia pequenina mas tem um conjunto arquitetónico com pontes de xisto que parecem tiradas de um cenário de conto de fadas. Não perca o presépio no topo da povoação, assim como um pequeno altar.
Chãs d’Égua é uma aldeia de xisto com um centro de interpretação de arte rupestre. O centro está muito bem preservado e é surpreendentemente belo. Não perca também a Eira da Bocha, a parte mais bela da povoação.
Praia Fluvial do Piódão - A praia é uma espécie de piscina no rio. Não é muito grande, mas se visitar esta zona no verão vale a pena dar um mergulho.
Комментарии