top of page
  • Foto do escritortourismoutofthebox

Lindoso



Lindoso, em Ponte da Barca, é célebre pelo seu castelo e por possuir o maior conjunto de espigueiros da Península Ibérica.


Nesta freguesia de Ponte da Barca, fronteiriça a Espanha, moram cerca de 1300 habitantes e os dias ocupam-se a cuidar do gado e dos campos, tarefas duras nesta região tão montanhosa do Parque Nacional Peneda-Gerês.


O Castelo de Lindoso, construído no reinado de D. Afonso III, no século XIII, está classificado como monumento nacional e merece uma visita cuidada. Salienta-se também o conjunto de espigueiros da aldeia. São mais de cinquenta exemplares, dos séculos XVIII e XIX, que ainda hoje são utilizados para a secagem de cereais.


Em toda a freguesia do Lindoso podem contar-se 120 espigueiros, testemunhos da vida comunitária das aldeias.


O património de Lindoso


O Castelo de Lindoso é motivo de lendas, e um dos protagonistas é o Rei D. Dinis que, segundo o povo, deu o nome à aldeia. Este foi palco de algumas das batalhas mais duras que, desde o reinado de Afonso III, afirmaram a independência de Portugal. A entrada é livre e a sua posição dá-nos o privilégio das melhores vistas panorâmicas sobre a aldeia e seus espigueiros e a albufeira da barragem ao longe.


Quem visita Lindoso depara-se com um dos maiores tesouros de Portugal: os emblemáticos Espigueiros. Em toda a freguesia podem contar-se 120 ao todo. Os pequenos celeiros são os testemunhos da vida comunitária destas aldeias que se centrava nas eiras e, alguns, vão a caminho de três séculos de idade. Para os amantes de fotografia, este é um dos locais mais fotogénicos do Gerês.


Lindoso apresenta um valioso património edificado, que inclui também o Pelourinho, o Cruzeiro do Castelo, o Cruzeiro do Largo do Destro, a Igreja Matriz, o lavadouro da aldeia e as calçadas medievais. Nas imediações da aldeia, em Parada, percorra o Trilho dos Moinhos de Água e mergulhe nas águas refrescantes do Poço da Gola. A aldeia conta com diversas casas de turismo recuperadas, um convite à estadia em pleno Alto Minho.


Além do património edificado, Lindoso também possui um importante património cultural. Das festas e feiras tradicionais destaca-se o “Pai Velho”, no Entrudo, uma tradição secular que representa a transição do Inverno para a Primavera, e que inclui um desfile pelas ruas da aldeia animado pelas concertinas, bombos e cantares ao desafio. Em Agosto, mais precisamente no final desse mês, recebe a Malhada Tradicional.



Veja outros locais históricos: Sortelha, Silves, Noudar.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page