Silves
- tourismoutofthebox
- 30 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de fev. de 2020
Castelo de Silves

No Algarve, o Castelo de Silves é um dos monumentos mais bonitos, maiores e mais bem preservados desta região. Construído sobre a foz do rio Arade, pelos árabes, no século XI, mostra a época da civilização islâmica em terras algarvias. Devastada por vários sismos, esta fortificação em polígono irregular foi restaurada na década de 40 do século XX, mantendo as reminiscências árabes únicas que fazem merecer a visita.
À entrada do Castelo, encontra-se uma estátua em homenagem a D. Sancho I, que em 1189 conquistou pela primeira vez Silves aos ocupantes almóadas, o último reino árabe na cidade, que seria definitivamente expulso em 1242.

Aquando da restauração foram feitas escavações em partes específicas do castelo, onde foram encontrados achados arqueológicos, alguns dos quais podem ser vistos numa das salas das torres.
No interior do castelo existe um café/restaurante com esplanada onde vale a pena parar e fazer uma refeição ou então apenas tomar um café, enquanto relaxa junto dos jardins interiores do Monumento Nacional.
A entrada no Castelo tem um custo de 2,80€.
Se for a Silves visite também:
- Sé Catedral, de estilo gótico com muitas influencias estéticas do Mosteiro da Batalha.

- Museu Municipal da Arqueologia, cujo objetivo é expor os achados arqueológicos encontrados na cidade e na região, nomeadamente no castelo e no núcleo arqueológico do Cerro da Rocha Branca. Foi construído no local de uma casa de habitação do séc. XIX, onde descobriram um reservatório de água que se tornou o centro do museu.

- Capela dos ossos de Alcantarilha : O seu interior está praticamente todo revestido e ornamentado por mais de 1500 ossadas humanas, com excepção do trabalho de escultura da figura de Cristo Crucificado datada do século XVI.

Comments